quinta-feira, 2 de maio de 2013

Hora de ir para escola


     Você sabia que de 2000 para 2010 houve um expressivo aumento na frequência à creche ou escola de crianças até 5 anos de idade? De acordo com os resultados da amostra do Censo 2010, no grupo de 0 a 3 anos, o crescimento foi de 9,4% para 23,5%. E no grupo de 4 ou 5 anos, 51,4% das crianças estavam Frequentando a escola em 2000 e 80,1% em 2010.

     Em relação às idades entre 6 e 14 anos, 96,7% frequentavam escola em 2010; 1,3% nunca frequentou escola ou creche, e 2,0% não frequentavam, mas já haviam frequentado. Em 2010, 966 mil crianças e adolescentes desse grupo estavam, portanto, fora da escola. A região com o pior desempenho foi a Norte. Lá, 6,1% não frequentaram a escola nesse ano. Já a região sul apresentou o melhor resultado: apenas 2,5% de 6 a 14 anos não foram para a escola.

     Pela lei n° 9.394, a creche deve ser oferecida às crianças de até 3 anos de idade e as crianças de 4 ou 5 anos devem frequentar a pré-escola. Esse período de 0 a 5 anos é conhecido como Educação Infantil. Já o ensino fundamental começa aos 6 anos e tem duração de 9 anos, ou seja, a criança deveria cursar a última série aos 14 anos de idade.


8 comentários:

  1. É obrigatório ter vaga em alguma escola para crianças, está na lei, portem muitas vezes a lei não se aplica.. é bem complicado.

    ResponderExcluir
  2. eu concordo com as informações e ponto de vista de vocês, da pra entender claramente as importância de termos crianças alfabetizadas no nosso país. 2bjs

    ResponderExcluir
  3. muito bom os gráficos ensinaram muito
    e ajudou a entender o texto

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que tem bastante numero de crianças nas escolas ,mas pena que não são todas que as frequentam...

    ResponderExcluir
  5. Nossas crianças precisam frequentar a escola e se empenhar nela, é ruim ver que temos crianças que abandonam ou que não são frequentes, isso abaixa o nível do nosso país e ficamos mal vistos.

    ResponderExcluir
  6. O governo tem que dar mais e mais incentivos para que a frequência de alunos nas creches e escolas aumente a cada dia mais

    ResponderExcluir
  7. legal o texto de vocês parabéns

    ResponderExcluir
  8. Que bom que o numero de crianças tenha aumentado, nosso pais esta precisando de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho !

    ResponderExcluir